Viagem é um tema que vai aparecer constantemente aqui no blog.
Eu amo fazer roteiro de viagem, pesquisar preço de passagem, marcar os pontos turísticos no Google Maps (vou ensinar como fazer isso num próximo post), ler sobre a cidade que irei conhecer e buscar o melhor tipo de hospedagem naquele destino.
Em 2014 fiz uma viagem pra Orlando com a minha família e ficamos 18 dias hospedados no Embassy Suites by Hilton Orlando International Drive. O hotel era confortável, café da manhã padrão americano, localização excelente, o preço naquela época foi dentro do planejado, mas algumas coisas me fizeram repensar o tipo de hospedagem que costumávamos fazer.
Nessa viagem duas coisas me incomodaram demais, a dificuldade de lavar a roupa, éramos 4 pessoas numa viagem de 18 dias e o gasto surreal com alimentação.
Uma família com dois adultos e duas crianças gasta, por dia, em torno de 50 dólares pra comer dentro dos parques da Disney. Além disso, saíamos do parque e tínhamos que procurar um restaurante para jantar. Gastávamos, por baixo, mais uns 60 dólares.
Fazendo uma conta rápida, foram 2.000 dólares somente com alimentação. Na cotação da época já doeu, imagina se fosse hoje.
Bom, mas porque eu estou contando tudo isso?
Sempre que pensamos numa viagem, ainda mais para o exterior, pensamos em reservar um hotel centralizado, com café da manhã incluído e com um preço que caiba no nosso bolso, certo?
No ano seguinte, voltamos pra Orlando na mesma época e resolvemos que alugaríamos uma casa. Foi a decisão mais certa que tomamos!
Através do blog Um Brasileiro na Terra do Tio Sam, encontrei uma casa de dois dormitórios, dois banheiros e estacionamento num condomínio fechado em Kissimmee a cerca de 10 minutos dos parques da Disney. A casa tinha máquina de lavar/secar, cozinha completa e super equipada.
Enquanto eu preparava o café da manhã, já colocava a roupa pra lavar, antes de sair pros passeios, colocava tudo na secadora e tchau. Quando eu voltava de noite, estava tudo seco e pronto pra ser guardado.
Claro que ter que preparar as refeições leva tempo e tem que ter disposição. Eu não considero nada trabalhoso, sempre preparo pratos simples, todo mundo participa e colabora e em menos de uma hora está tudo pronto. A grande maioria dos locais tem máquina de lavar louça pra quem não quer ter mais trabalho.
Depois dessa experiência, passei a procurar hospedagens (apartamentos ou hotéis) que tivessem cozinha e máquina de lavar roupa.
Mas como eu faço isso?
Os sites de hospedagem como Expedia, Decolar, Booking, entre outros, possuem filtros para facilitar a busca. Basta colocar que você quer hospedagem com cozinha, máquina de lavar, café da manhã, academia, se quer hotel ou apartamento, ar-condicionado, entre outras opções. Quem costuma comprar pacote de viagem em agência de turismo, pode solicitar ao seu agente de viagens que veja as melhores opções em hotéis com as características que você está buscando.
Eu, particularmente, utilizo muito o AirBNB (www.airbnb.com.br) . Um site de hospedagem onde as pessoas (anfitriões) oferecem suas acomodações em diversas partes do mundo.
É possível utilizar os filtros da mesma forma como citei acima e você também tem a opção de reservar um quarto compartilhado, um quarto inteiro ou um espaço inteiro.
Eu e minha família já fizemos mais de 20 reservas através do AirBNB e a grande maioria das vezes, as fotos apresentadas nos anúncios eram realmente a mesma coisa ao vivo.
São necessários alguns cuidados, como procurar anfitriões que sejam Superhost, isso significa que as avaliações dos imóveis são muito altas. Eu verifico quantas avaliações foram feitas, evito apartamentos que não tiveram um bom número de reservas anteriores. Também evito anfitriões que cancelaram muitas reservas e locais muito afastados dos principais pontos turísticos da cidade ou que não tenha transporte público próximo.
Além de economizar nas refeições, comer comida muito mais saudável, descobrir produtos diferentes em cada país visitado, temos a sensação de "estarmos em casa".
Eu e meu marido sempre gostamos de comprar aperitivos, sentarmos na mesa na volta dos passeios e ficarmos conversando sobre os lugares visitados.
Num hotel nós não teríamos essa liberdade pra preparar os alimentos, além de ter a cerveja bem gelada no final do dia.
Outra vantagem que fomos aprendendo ao longo desses anos é de tentar reservar apartamentos que tenham dois quartos e dois banheiros. A gente costuma pagar até menos do que pagaríamos num hotel onde ficaríamos os quatro no mesmo quarto com apenas um banheiro. Isso permite que a gente tenha mais privacidade e o conforto que temos na nossa casa.
Vou deixar alguns links de locais que já reservamos pelo AirBNB e pelo Expedia e que foram maravilhosas.
Claro que toda hospedagem tem os prós e os contras, a avaliação tem que ser de cada um, o que é mais importante pra você e sua família. Tem gente que não quer chegar e ter que preparar algo pra comer, que prefere conhecer a culinária local e ir nos melhores restaurantes da cidade.
Esse post reflete a forma como eu e minha família decidimos viajar e não significa que seja a melhor do mundo, ela é perfeita pra nós!
Gostou das dicas?
Se tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão, é só me escrever!
Porto/Portugal: https://www.airbnb.com.br/rooms/32377199?source_impression_id=p3_1596418921_%2FRvUqT%2FqV7Stj6gC
Viena/Áustria: https://www.airbnb.com.br/rooms/13030923?source_impression_id=p3_1596418895_iSqKRRpKxrmHduc4
Zurique/Suíça: https://www.airbnb.com.br/rooms/32707714?source_impression_id=p3_1596418977_T8yoOFGOJqIqSGjS
Orlando/EUA: https://www.airbnb.com.br/rooms/23972905?source_impression_id=p3_1596419025_KKxApem0BAZ5tNE2
Lisboa/Portugal: https://www.airbnb.com.br/rooms/plus/5363568?source_impression_id=p3_1596419074_VEGJj42mR6LOCsR0
Madrid/Espanha: https://www.airbnb.com.br/rooms/7926565?source_impression_id=p3_1596419121_KsUdai4aC9cHCBai
Londres/Inglaterra: https://www.airbnb.com.br/rooms/10824732?source_impression_id=p3_1596419174_LlZbdqKd2iwNAyGl
Disney de Paris/França: https://www.airbnb.com.br/rooms/25281677?source_impression_id=p3_1596419677_fD72DaCqG2s1ZUGM
Berlim/Alemanha: https://www.expedia.com.br/trips/7432748697163?langid=1046&siteid=69
Frankfurt/Alemanha: https://www.expedia.com.br/trips/7432409957073?langid=1046&
siteid=69
Tb aderíamos ao Airbnb, adoro me sentir como um nativo! Normalmente optamos por fazer uma refeição no dia fora para conhecer os sabores locais, mas tb cozinhamos em casa e eu amo usar ingredientes novos!!!
Eu sou super a favor de hotéis com cozinha e alugar apartamento. Não tenho problema nenhum em ir para cozinha. Adoro cozinhar. A experiência de ir ao mercado fora do país é bastante interessante, tem vários itens vendidos bem diferentes do que estamos acostumados Brasil. A diversidade de queijos, tipos de manteiga e vinhos são sensacionais. Adorei o post.